Ajudas técnicas de banho para banheira

Ajudas técnicas de banho para banheira

Na sequência de uma cirurgia ou perda de equilíbrio e/ou mobilidade, a higiene torna-se por vezes um problema. Muitas vezes somos confrontados com uma casa de banho com banheira e pensa-se que a solução passa por fazer obras e transformar a banheira em polivan. 

Efetivamente, existem dispositivos com elevada segurança que evitam as obras e se revelam a melhor solução, para permitir um banho de forma confortável e em segurança.

A cadeira de banho giratória permite que o utilizador seja sentado fora da banheira e com um pequeno auxílio, elevar um pouco as pernas de modo a vencer a altura da banheira, girando para o interior da banheira. Com um excelente apoio de costas e braços, o utilizador consegue tomar calmamente o seu banho. Terminado o banho, a cadeira é girada novamente para fora, permitindo efectuar a secagem e aplicação de hidratante no corpo, podendo a pessoa até ser já vestida e ficar completamente pronta. A cadeira pára em 4 pontos permitindo uma rotação de 180º, podendo a entrada na banheira ser feita para a esquerda ou direita, conforme for mais conveniente.

Existem diferentes modelos de cadeiras, sendo as principais diferenças, os materiais em que são construídos (com mais ou menos conforto) e o formato (assento em forma de ferradura ou não, por exemplo). Todavia, apesar de esta ser uma ajuda técnica de banho muito útil, deve ser cuidadosamente colocada, avaliando as condições de segurança da sua instalação, de contrário poderá originar acidentes graves. A cadeira também pode ser retirada para a banheira ser utilizada por pessoas que habitem na casa e não necessitem de ajuda técnica.

Além da cadeira giratória existe ainda a prancha de banheira. Este é um dispositivo útil, apenas para situações em que o utilizador tem um controlo total do seu equilíbrio, consegue entrar facilmente para a banheira, necessitando apenas de estar sentado durante o banho. Utilizar a prancha em pessoas que não têm controlo do equilíbrio, pode tornar-se bastante perigoso, pois a prancha não tem qualquer apoio de costas ou braços (tendo apenas uma pega de um dos lados). Com a água e os movimentos de lavagem, o perigo de queda é muito acentuado, sendo extremamente perigoso a sua utilização inadequada.

Etiquetas geriatria banho

1Comentários

    • Avatar
      Teresa Maria Aires Faria
      Fev 19, 2018

      MUITO IMPORTANTE, TENHO UMA PARA DAR O BANHO A MINHA MÃE.

Leave your reply

*
**Not Published
*Site url with http://
*

Principais marcas comercializadas